7 de maio de 2014

Resenha: É melhor não saber

  26 Comentários    
Categoria: 
É melhor não saber da autora Chevy Stevens, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, é um thriller psicológico com uma história muito bem desenvolvida e um enredo bastante diferente.

A protagonista Sara Gallagher tem 33 anos, um trabalho estável, uma filha de 6 anos e está de casamento marcado com Evan. Entretanto, por ter crescido em uma família adotiva, ainda que a mãe a tratasse com carinho e amor, ela sempre se sentiu excluída pelo pai, que sempre demonstrava através de gestos e palavras, sua preferência pelas duas filhas biológicas: Lauren e Melanie. 

Como consequência disso, Sara sempre desejou saber quem eram seus pais biológicos, e assim poder conhecer suas origens e compreender, enfim, o seu passado. Para isso ela contrata um detetive particular a fim de descobrir sobre sua mãe, mas quando segredos do passado vem a tona e revelações chocantes são feitas Sara descobre que as vezes é melhor não saber. No entanto, não há como deixar o passado para trás quando ele se torna a parte mais angustiante do seu presente e tudo que ela pode fazer é lutar para proteger sua vida e a daqueles que ama.

É melhor não saber possui uma narrativa interessante e diferente. A história é contada por meios de sessões de terapia, através das quais Sara relata sua história para a psicóloga Nadine, que não interfere na narrativa, na verdade, é como se o leitor assumisse esse papel. Cada sessão é um capítulo da história, e em cada capítulo vamos conhecer de forma mais aprofundada sobre a vida de Sara, seus dilemas e emoções. A sensação que o leitor tem durante a leitura é de que, a medida em que Sara narra os fatos vamos nos aproximando dela, nos tornando mais íntimos da personagem.

Algo que merece destaque no livro é a personalidade dos personagens, que foi muito bem construída, sejam eles principais ou secundários. Os personagens que aparecem na história são reais, complexos e imperfeitos e por isso mesmo tão humanos. Sara é uma personagem com bastante personalidade. Ela é determinada, ousada, ansiosa, compulsiva e até mesmo obsessiva, é tão próxima do real que é como se estivéssemos passando por todas as situações junto com ela, o que é bastante angustiante. 

Para quem gosta de ser surpreendido durante a leitura, descobrindo os fatos junto aos personagens, não recomendo que leiam a sinopse presente na contra capa do livro, pois acontecimentos importantes da história são revelados. Acredito que a leitura do livro se torne bem mais interessante sem tais informações, pelo menos assim foi para mim.

Ainda que algumas partes da história se tornem mais lentas, no recorrer da trama É melhor não saber é um thriller muito bom e que com certeza, recomendo. O livro apresenta dramas psicológicos profundos, romance e momentos de tensão que deixam o leitor ansioso para chegar ao final. Se você gosta de thrillers psicológicos é melhor não deixar de ler. 

4.5/5



26 comentários:

  1. Adorei o livro... com certeza darei uma chance a ele =)

    Beijos,
    Carolina's Book Blog

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Natália. Aprecio muito thrillers psicológicos e esse parece ser ótimo. Obrigada pela dica! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa. Se gosta do gênero, não pode deixar de acrescentar esse em sua lista de leituras.Beijo

      Excluir
  3. Oi Natália! Adorei a resenha e a premissa desse livro... Parece ser muito interessante!
    Obrigada pela dica!
    Beijos, Bru
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente a premissa da história que me despertou a vontade de ler; Leia! E depois conte-me o que achou.

      Excluir
  4. Nossa gostei da resenha, fiquei com vontade de ler. RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Natália!

    Impossível não querer ler esse livro depois da sua resenha! Fiquei suppppper curiosa. Esse negócio do livro ser narrado entre as sessões da psicóloga são geniais.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Fico feliz em saber que a minha resenha te proporcionou essa sensação. Também gostei dessa forma de narrativa. Beijos

      Excluir
  6. Oi Natália!
    Li esse livro recentemente. Adoro thriler mas esse livro não conseguiu me pegar... não sei se foram as altas expectativas devido ao outro livro da autora (Identidade Roubada) que li e amei ou se realmente não era o momento.
    Mas achei todos os personagens muitos egoístas... desde Sara e sua teimosia, sua filha incrivelmente mimada, seu pai adotivo que sempre a menosprezou, a mãe que não parecia fazer nada por isso... enfim, não consegui me afeiçoar a nenhum personagem e com isso a leitura ficou muito maçante! Concordo que ler as orelhas do livro tenha feito perder grande parte das surpresas, eu li o livro já praticamente sabendo o que aconteceria. A maior "surpresa", digamos assim, até porque nem foi tanta surpresa foi o final mesmo. =/
    Mas recomendo o outro livro da autora, 'Identidade Roubada'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que a leitura não te agradou. Sem dúvida, que a filha de Sara, apesar de ser criança é bem irritante em várias partes do livro. Mas, foi justamente as imperfeições dos personagens que me fizeram gostar tanto da história, todos eles tinham qualidades e defeitos que foram super bem construídos.

      Excluir
  7. Oi Natália!
    AMEI a sua resenha, confesso que não tinha me preocupado em ver do que se tratava esse livro, nunca dei muita bola. Agora, depois da sua resenha, fiquei supercuriosa. Quero ler agora hahaha.
    Já está anotadinho aqui!

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh :)
      Que bom que você curtiu a resenha. Leia, pois como você gosta do gênero, vai amar a leitura. Espero poder ver logo uma resenha dele no seu blog. Beijos

      Excluir
  8. Oi Natália
    Eu li esse livro e confesso que com essa resenha me deu vontade de ler de novo haha
    É incrível como o livro te deixa angustiada e de decepciona em algumas partes, mas a decepção é o sentido bom, porque a autora deixa você super apegada ao personagem errado (no caso do vilão), e você acaba não desejando aquele final :( Este livro é daqueles que são bem escritos e você não desgruda dele enquanto não acaba. Maravilhoso.
    Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa. Entendo, sua decepção, porque não esperava por aquilo no inicio da leitura, depois meio que desconfiei.haha. Realmente, ela consegue fazer com que criemos esse apego com o personagem errado.rs!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Fran. Também gosto demais de thrillers, principalmente quando a história é bem construída. Super indico É melhor não saber.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Natália! Tudo bem?
    Eu já li um livro da Chevy Stevens, o "Identidade Roubada", você já leu? Achei esse livro sensacional e segue mais ou menos essa mesma narrativa de "É melhor não saber", que eu ainda não pude conferir. Assim que eu terminei de ler o IR, fui direto no Goodreads pesquisar mais sobre os outros livros da autora e acabei encontrando esse daí, li a sinopse e fiquei bastante curiosa para conferir também... Mesmo não tendo aquele fator de surpresa com as revelações da trama, ainda acho que gostarei bastante dela, porque a narrativa da Chevy consegue me prender bastante e toda a tensão que ela cria é perturbadora, mas ao mesmo tempo incrível. Confuso explicar isso viu hehe Adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro! Bjão
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica :)
      Não li identidade roubada, porque acabei vendo um spoiler importante da história e acabei perdendo a vontade de ler...A narrativa da autora é ótima mesmo, entendo o que você quer dizer porque tive a mesma sensação durante a leitura. Leia É melhor não saber, depois quero ver resenha no blog para saber o que achou.
      Beijos

      Excluir
  11. Adorei o livro!!
    vai entrar pra minha lista =D
    bjooo

    ResponderExcluir
  12. Hummm, adoreia resenha =)
    vou querer ler esse livro!!
    bjoss!

    ResponderExcluir
  13. Vou procurar ler este livro .
    Parece muuuito interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Não gosto muito dessa pegada psicologica, mas fiquei intrigada. Acho que a todo momento é tempo de mudar seu foco, e essa dica foi muito legal para mim. Adorei o adento de não ler a contracapa.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Li assim me interessam! Gosto de thriller. E gosto principalmente de livros com tramas inteligentes, porque tenho um pequeno defeito, ao ler as primeiras paginas de um livro eu já construo em minha mente e imagino o fim, não tenho a paciencia de deixar o livro me mostrar os fatos e desenrolar a historia, então adoro livros que dificilmente você consegue imaginar o que realmente acontece. E me parece que esse livro é um desse.
    Está ai mais um livro adicionado a minha extensa lista de quero ler! rsrs
    Parabens pela resenha, você escreve muito bem!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia. É um livro muito inteligente com uma narrativa diferente. Leia! Espero que goste.
      Obrigada. Que bom que gostou da resenha :)
      Beijos

      Excluir