21 de fevereiro de 2014

Resenha: Divergente

  18 Comentários    
Categoria: 
Divergente é o primeiro livro de uma trilogia distópica criada pela autora Veronica Roth e publicado no Brasil pela Editora Rocco.

A história acontece em uma Chicago futurística que, para manter a ordem e a paz, foi dividida em cinco facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Erudição e Franqueza. Cada facção possui características próprias e ideologias que influenciam na maneira de pensar e agir dos membros. Nessa sociedade todos os jovens, ao completarem 16 anos, passam por um teste de aptidão, o qual define em qual facção melhor se enquadram.

O livro é narrado por Beatrice Prior, que pertence a facção da Abnegação. A tensão e ansiedade para o teste de aptidão a domina, pois através dele ela finalmente saberá se pertence a abnegação ou a uma outra facção. Mas, o resultado do seu teste é inconclusivo. Assim, Tris descobre que possui mais de uma aptidão, o que a caracteriza como Divergente.

No entanto é na cerimônia de escolha, que ela toma uma decisão que muda sua vida para sempre: abandonar a abnegação e unir-se a facção da Audácia. Essa escolha faz com que não somente rompa com os laços de sangue, mas a faz passar por diversas situações perigosas para se tornar um membro do grupo. Além de descobrir segredos que podem colocar a vida dela e daqueles que ama em perigo.

A história criada por Veronica Roth é muito interessante, o que faz com que o leitor fique curioso para descobrir o porquê de ser divergente representa tanto perigo. Os testes de iniciação da Audácia, apesar de ocupar a maior parte do livro, são necessários para compreendermos melhor como ocorre o processo de iniciação.

Outra característica positiva do livro é a narrativa da autora que é empolgante, até mesmo em alguns momentos mais lentos da história, ela consegue prender o leitor para saber o que vem a seguir. Além de conseguir fazer com que seja possível visualizar de forma nítida os acontecimentos da história, tornando a leitura mais envolvente e real.

Os personagens criados pela autora também são muito bem construídos e representam muito bem o melhor e o pior lado da natureza humana. Os personagens principais são imperfeitos e por isso mesmo tão verossímeis. No decorrer do livro conhecemos alguns de forma mais profunda como a mãe e o irmão de Tris, Caleb. Will, Christina e Al, iniciantes da facção da audácia. E o personagem misterioso Quatro, instrutor dos iniciandos da Audácia, um dos melhores personagens do livro.
 
Apesar de Divergente ter 504 páginas e dos acontecimentos finais terem sido um pouco rápidos demais, o livro é uma distopia muito boa, com ação, romance e algumas surpresas.

 4/5


18 comentários:

  1. Eu gosto bastante dessa trilogia. A narrativa da autora é rápida, envolvente e após ler o último livro posso dizer que é uma trilogia muito bem pensada e desenvolvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      A narrativa dela é envolvente demais, dá vontade de ler sem parar.rs
      Que bom que a trilogia tem um final bem desenvolvido.

      Excluir
  2. Olá!

    Eu gostei muito dos dois primeiros livros e já estou ansiosa para o último da trilogia. Meu personagem preferido também é o Four, tanto que gostaria de ver algo do ponto de vista dele. Gostei muito do universo que a autora criou e a narrativa tem mesmo um ótimo ritmo. Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran. Mais a Rocco publicou um conto "free four" com a cena dos lançamentos das facas sobre o ponto de vista dele...dê uma olhada, caso você ainda não tenha visto isso. Não li ainda, mas vou querer ler é claro.rs!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Natália! Tudo bem? Eu li "Divergente" e adorei demais a história, é verdade que o final é realmente corrido, mas a narrativa da Veronica Roth é tão boa que, quando pisquei o olho, terminei de ler! Acredito que o segundo livro irá tomar um rumo mais certeiro que o primeiro, já li tantas resenhas positivas que já não vejo a hora de conferir logo de uma vez... E ainda tem o filme!!!!!! E eu nem estou empolgada né?! haha Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica.
      Também acho que o segundo livro será ainda melhor, super ansiosa e curiosa para a leitura. Eu nem vou falar de empolgação com o filme...porque estou empolgadíssima para assisti-lo.
      Beijos

      Excluir
  4. Estou loca para ler antes do filme ir para as telonas! Será que consigo? rsrs! Beijoo , Nat!
    My Girly & Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim, o filme só vai estrear em Abril, então você tem até o mês de Março para ler.rs!

      Excluir
  5. Adoro distopias e tenho curiosidade de ler Divergente desde que a séria começou a ser lançada aqui no Brasil.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro antes do filme, aliais adorei os adores que são os protagonistas.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais.
      Também gostei muito dos protagonistas, foi um dos motivos, além da história é claro, que me fez querer assistir o filme.
      Beijos

      Excluir
  6. Adoro distopia e essenlivro e ótimo ;)
    Extremamente empolgante!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super empolgante mesmo...quero ler Insurgente logo,

      Excluir
  7. Oi Natália, todo mundo fala super bem dessa série e com o lançamento do filme se aproximando minha vontade de lê-lo só aumentou.
    Pelo que eu li por ai, a autora é daquelas que não poupa seus personagens, se é pra matar ela mata mesmo.
    Parece ser uma excelente distopia.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline. Ela não poupa mesmo, quando você começa a se afeiçoar a um personagem, ele acaba morrendo na página seguinte. E olha que não gosto disso porque me apego muito a personagens.haha, mas no caso de Divergente nem me importei depois, a narrativa dela nem dá tempo para sofrermos direito.haha

      Excluir
  8. Oi Natália! Eu já li o primeiro livro dessa série, mas tô dando um tempo pra ler o segundo. Me contaram o que acontece o final da saga :(, então estou esperando eu esquecer um pouco, rsrs. Parabéns pela resenha.
    Beijos, Keila Ladeia.
    literaturaummundoparapoucos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila. É super chato quando sabemos spoilers sobre algum livro não é? Espero que esqueça.rs! Quero ler o segundo livro depois de assistir ao filme.
      Beijos

      Excluir
  9. O pessoal comenta que os acontecimentos finais realmente aconteceram muito rápido, meio que de uma hora pra outra, mas eu fiquei tão vidrada nesse livro que na hora nem me dei conta disso, só queria mesmo era saber de lerlerler UHASUHAUHS AMO esse livro e é uma das melhores distopias que já li <3

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiie adorei a resenha, quero muito ler este livro.
    estou seguindo o seu blog !
    Poderia seguir o meu por farvor??
    http://nuvensdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir