16 de novembro de 2013

Resenha: Confie em mim

  26 Comentários    
Categoria: 
Confie em mim, publicado pela Editora Arqueiro, é de autoria de  Harlan Coben que é conhecido pelas suas histórias repletas de mistérios e reviravoltas. 

O livro conta a história do Dr. Mike Baye e sua esposa Tia que estão cada vez mais apreensivos com o comportamento do filho adolescente Adam. Após o suicídio do amigo Spencer, Adam começa a agir de forma estranha, se tornando reservado e distante da família. 

Diante dessa situação Mike e Tia decidem tomar uma atitude drástica, monitorar o computador do filho, através de um programa espião, para saber o que está acontecendo e assim poderem ajudá-lo. Mas, será que invadir a privacidade é a melhor forma para solucionar os problemas e recuperar a confiança de alguém?

O tema central do livro são as relações familiares. O autor intercala, em cada capítulo, a história de vários personagens que vão sendo apresentados ao longo da trama, sem que a leitura fique cansativa e confusa. É incrível como Harlan Coben consegue mostrar histórias, aparentemente, desconexas e depois uní-las em um ponto comum. Isso, sem parecer forçado, fazendo com que as histórias se entrelaçem de maneira bem estruturada e coerente.

Além do livro manter um bom nível de suspense, daqueles que te deixa ansiosa para ler o próximo capítulo, também aborda vários assuntos relevantes e atuais, como bullying, relacionamentos entre pais e filhos, uso da tecnologia, drogas, privacidade e confiança. Uma característica legal nos livros de Harlan Coben é que ele se utiliza de personagens que já estiveram presentes em outros livros, como a célebre advogada Hester Crimstein (ótima personagem por sinal), que também aparece nos outros dois livros que li dele, Cilada e Não conte a ninguém(resenha aqui).

Ainda assim, o livro não me surpreendeu tanto como os outros do autor, uma vez que não há reviravoltas chocantes e alguns fatos da história eu já tinha desvendado. O final também poderia ter sido melhor, pois as informações aconteceram rápidas demais, mas nada que atrapalhe a leitura.

Se você gosta de livros de suspense com uma trama bem elaborada, Harlan Coben é um autor que deve e merece ser lido.

4/5



26 comentários:

  1. Falou em suspense, eu já adorei!
    Vou anotar para não esquecer. :D E procurar para ler!
    Adorei sua resenha!

    Beijinhos
    Nina Xaubet
    www.storytimestoryteller.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de livros do gênero.
      Obrigada Nina.
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca tinha lido nem um livro desse autor, mas pela sua resenha Harlan Coben parece ser ótimo. Vou procurar alguns títulos dele pra mim ler.
    Parabéns pela resenha. Beijos, Keila Ladeia.
    Acho que nem devo fazer uma lista porque ficaria enorme! Sem falar que raramente planejo minhas leituras. Em geral gosto de entrar na biblioteca e sair com um título inesperado. Amei sua lista.
    Beijos, Keila Ladeia.
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta do gênero, recomendo que leia algo dele.
      Obrigada Keila.
      Beijos

      Excluir
  3. Esse é um tipo de livro fora da minha zona de conforto, não sou muito fã do gênero, eu até leio, mas preciso estar na empolgação.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!
      Tem sempre algum gênero que não curtimos muito.

      Excluir
  4. Oie Nat
    adorei o blog e já estou seguindo.
    Eu amo os livros do Harlan, comprei 4 em uma promoção e este era um deles.
    Ainda não li, mas é uma pena que não tenha muitas reviravoltas.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jacque!
      A narrativa do Harlan Coben é muito boa. Realmente, senti falta de mais reviravoltas neste livro.
      Beijos

      Excluir
  5. Que bacana isso dele usar personagens de outros livros! Nunca tinha lido nada do autor, sempre elogiam ele mas eu nunca leio. Acho que vou comprar um para ver como é rs

    Byezinho, Paula
    http://interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo Paula. Já que não leu nada dele, recomendo que começe por "Cilada", foi o primeiro que li dele e é perfeito.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Natália!!

    Então, também adoro a forma como o Harlan entrelaça as histórias, de forma tão perfeita. E concordo que esse livro dele é um dos mais fracos, junto com Quando Ela se Foi, na minha opinião. O fato dele usar o mesmo personagens em várias histórias é ótimo mesmo, dá uma sensação de familiaridade e veracidade!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle. É justamente essa sensação que passa quando vejo um mesmo personagem em outras histórias do mesmo autor. Bom saber que Quando ela se foi é meio fraco, só assim deixo por último na lista de livros do autor.
      Beijos

      Excluir
  7. Uma vez tentei ler um livro da Harlan e não consegui terminar, acho que realmente não faz meu estilo e quando se trata dessas coisas é melhor nem forçar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Temos que ler algo que nos agrade, afinal a leitura tem que se prazerosa, né?
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Natália, li apenas dois livros do Harlan. Um eu gostei muito, o outro foi só decepção. Depois da decepção acabei me desanimando a ler outros livros dele, mas sempre que leio resenhas são bastante positivas.

    Beijos
    Caline
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato quando lemos um livro e nos decepcionamos, mas dê uma nova chance ao autor, quem sabe acabe gostando bastante de outro livro dele. Recomendo muito Cilada.

      Excluir
  9. Suspense é comigo mesmo, já vou deixar pra ler no próximo mês.
    -divaveneno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Natália, tudo bem?

    Eu nunca li nada desse autora, acredita? Acho que por não ser muito fã do gênero, acabo deixando esse tipo de leitura para depois.
    Acho bacana quando um autor interliga várias histórias, a leitura fica bem mais interessante, mesmo assim, pena que o final não foi tão surpreendente, esse elemento é muito importante nesse tipo de livro né?
    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah!
      Ainda assim acho que você deveria ler algo dele para ver se gosta, quem sabe você não curte muito o gênero, mas os livro do autor te agradem. haha
      O legal nos livros do Harlan Coben é que ele aborda vários assuntos interessantes nos livros, o que nos faz refletir um pouco.
      Beijos querida :)

      Excluir
  11. Eu só li um livro do autor e me apaixonei pela escrita, já que você gostou desse vou colocar na minha lista tbm. Gosto quando os autores usam outros personagens de livros para outros pois a gente muitas vezes mata a saudade que tinha deles.

    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  12. Adoro suspense, mas tive poucas experiências com Harlan Coben. A premissa de "Confie em mim" não me pareceu das mais interessantes e saber que não foi o livro do autor que mais surpreendeu você não me faz colocá-lo na lista de desejados, mas ainda pretendo ler outros livros do "mestre das noites em claro", rsrs.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi muitas pessoas comentarem que os livros do Harlan Coben são ótimos, mas até então eu não havia lido nenhuma resenha sobre os livros dele! E confesso que gostei e é até uma forma de alertar os pais com determinados tipos de assuntos, a melhor solução é o diálogo né verdade?!

    Beijocas http://meudiva1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o diálogo é sempre necessário.
      Leia algo do autor para ver se gosta :)

      Excluir
  14. Gostei da dica! Adoro um bom suspense!
    beijos
    Daniela
    amigasviajantes.com

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li nada do Harlan Coben, mas eu tenho bastante curiosidade porque todos comentam bem dele e seus livros não são muito caros. Já tinha visto esse livro em promoção no submarino, mas não imaginava que ele tratava de relações familiares, um tema que eu gosto muito. Dica anotada!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir